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Santa Cruz

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Informações sobre o canal farma

 

  • Dia dos Namorados: diversas categorias a serem exploradas



    O Dia dos Namorados permite a montagem de kits pelas farmácias, além daqueles que os fornecedores já enviam pré-prontos. As ações relacionadas à data devem acontecer durante o mês de junho inteiro.

    O Dia dos Namorados é uma data comemorativa importante para o varejo e se configura como uma ótima oportunidade para incrementar as vendas das categorias de preservativos e géis lubrificantes íntimos, entre outros itens.

    O canal farma é a escolha principal, entre a maioria dos brasileiros, para a compra desses produtos, por conta de sua e credibilidade e por apresentar seções mais reservadas, o que faz com o que o shopper sinta-se confortável para fazer suas escolhas, já que considera farmácias e drogarias como um local seguro para isso.

    Entre as maiores demandas do período, a especialista em varejo farmacêutico, Silvia Osso, destaca: dermocosméticos; cuidados pessoais (principalmente cremes e loções hidratantes; sabonetes líquidos íntimos, espumas, hidratantes, cuidados com a barba, cabelos, pele e banho, além de itens que lembrem apelos emocionais que evoquem embelezamento. Importante focar nos preservativos diferenciados e lubrificantes. 

    O Dia dos Namorados permite a montagem de kits pelas farmácias, além daqueles que os fornecedores já enviam pré-prontos. Silvia diz que é possível montar kits de cuidados íntimos, onde é recomendado trabalhar sabonete íntimo ou lenços umedecidos íntimos com preservativos e gel lubrificante, por exemplo; ou os kits de beleza com cremes para o corpo, perfumes ou desodorantes; artigos de maquiagem, entre outros.“



    Preservativos: foco principal

    A principal categoria a ser trabalhada no Dia dos Namorados é, sem sombra de dúvidas, a de preservativos. De acordo com o gerente sênior de marketing da Reckitt, André Mendes, a exposição dessa categoria é muito importante para chamar a atenção do shopper e garantir uma jornada de compra mais efetiva e prazerosa. “Como preservativos ainda é uma categoria tabu para muitos shoppers, a tomada de decisão acontece em apenas 20 segundos. Por isso, esses produtos devem estar alinhados de acordo com as suas respectivas marcas, uma vez que esses consumidores se baseiam na confiança e no conhecimento de marca como fator inicial de decisão. 

    É importante que os preservativos estejam separados pelos segmentos – linha básica, diversão, performance, premiuns – e nos benefícios que cada SKU possui – efeito prolongado, mais fino, mais largo, entre outros, assim, são mais fáceis de serem encontrados e rápidos de serem comparados. Também é interessante que estejam alinhados com produtos complementares como lubrificantes íntimos, dessa maneira conseguem favorecer a compra desses itens.”

    Segundo informa o executivo, primeiro o shopper define a marca, aquela que possui melhor relação histórica, então escolhe o segmento que melhor atende à sua necessidade e por fim a escolha envolve a quantidade e custo-benefício. “Além da área tradicional, outros pontos da farmácia podem e devem ser explorados. Por exemplo, posicionar os preservativos também em pontos de checkout (ou pontos de saída) pode incentivar a compra, uma vez que é mais discreto, além de ser um local que ajuda a trabalhar a exposição do produto para aqueles que não o inseriram na lista de compra. Outro exemplo são pontos extras em produtos íntimos femininos, que ajudam a incentivar a compra de preservativos por mulheres. Esse público representa um número bastante robusto na compra do produto, já que a consciência sobre a relação entre a segurança e autocuidado tem evoluído nos últimos anos.

     Árvore de decisão

    •  - marca 
    •  - segmento 
    •  - quantidade 
    •  - custo-benefício

       

  • Dicas para explorar todo o potencial de vendas para o Dia dos Namorados

    •  -  Sua loja pode ser um canal de compra de presentes neste dia.
    •  -  Monte kits e cestas presenteáveis.
    •  -  Coloque estímulos visuais na decoração com o tema.
    •  -  Exponha os produtos em pontos estratégicos:  pontas de gôndola, checkout e ilhas estratégicas.
    •  -  Use as redes sociais: comunidades, sites, blogs  e outros permitem que as empresas interajam com os consumidores. Você pode saber quais dos seus produtos e serviços fazem mais sucesso e divulgá-los na rede.
    •  -  Fidelize os clientes: ao ser tratado pelo  nome, receber um brinde ou ganhar um  desconto, o cliente tende a se tornar fiel.  Para colocar essa ação em prática,  é preciso manter o cadastro atualizado.
    •  -  Aposte no cross-merchandising: exponha  itens correlatos próximos, para que haja um incremento nas vendas.


    Fonte: consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso

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