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  • Cabelos tratados durante o inverno



    Os cuidados com os cabelos estão entre as principais preocupações dos brasileiros, sobretudo durante o inverno, quando os fios sofrem danos como o ressecamento e o frizz devido à exposição ao clima mais seco e frio, além de banhos mais quentes e demorados.

    Essa movimentação faz com que cresça a demanda de itens específicos para tratamento e recuperação das madeixas, como máscaras, ampolas, leave-in e cremes de tratamento. É importante preparar a loja para as novas demandas.

    De acordo com a L’Oréal, entre os principais danos está o ressecamento, que aumenta a porosidade dos fios, deixando-os enfraquecidos, quebradiços, sem maciez e brilho. Além disso, os cabelos com coloração são os mais propícios a danos e ao desbotamento da cor. Durante o inverno, os cabelos perdem ainda toda sua umidade natural, o que acentua os prejuízos. Para recuperar os fios danificados é aconselhável fazer o cronograma capilar: hidratação, nutrição, reconstrução e umectação. Manter uma rotina de cuidados, no mínimo uma vez por semana é indispensável para cabelos saudáveis. O uso de leave-in é uma excelente alternativa, pois eles selam as cutículas, evitando que os cabelos fiquem ressecados.

    Hoje, existem diversas linhas capilares com ativos específicos e que prometem resultados promissores, como o ácido hialurônico, que invadiu o universo dos cabelos. Esse ativo, que é muito conhecido no mundo do skincare e é bastante utilizado em hidratantes e séruns faciais, agora pode ser encontrado em produtos capilares, como máscaras, xampus, condicionadores, cremes para pentear e até em cremes noturnos. 


    Exposição recomendada

    Para a P&G, a farmácia é uma grande vitrine, além de um ponto de venda (PDV) bastante importante. Portanto, a exposição se torna um passo fundamental para garantir boas vendas e, para esta categoria, a recomendação é a de que o consumidor visualize os produtos para cabelos nas gôndolas logo ao entrar na loja. A recomendação é a de expor as marcas na vertical, separando os formatos diferentes e priorizando os produtos com maior valor agregado sempre à altura dos olhos. Isso facilita o caminho do shopper até a seção de novidades, incentivando a migração para formatos que tragam maior desenvolvimento para a categoria.

    A sócia diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, recomenda ainda que xampu adulto fique posicionado ao final da categoria de cuidados com os cabelos, após as colorações e os itens de pós-xampu. Com essa estratégia, a ideia é atrair o fluxo e fazer com que o shopper passe por todas estas outras subcategorias. Já os pós-xampus devem ficar localizados entre as tinturas e os xampus. E seja com xampus ou pós-xampus, deve-se procurar posicionar os itens/marcas em uma sequência que passe dos itens de maior valor agregado (e menor giro) para os de menor valor agregado (e maior giro), a fim de estimular a venda dos que podem gerar mais retorno.

    Diferenças entre máscara, ampola, leave-in e creme de tratamento

    Máscara: É um tratamento mais potente do que o condicionador, age interna e externamente nos fios e costumam demorar alguns minutos para ser absorvida.

    Creme de tratamento: Repõem a água perdida pela ação dos agentes externos como poluição, calor solar e procedimentos químicos, agindo na parte externa da fibra capilar, trazendo movimento e maciez aos fios.

    Ampola: Composta por substâncias concentradas para um tratamento intensificado. Possui alta performance em tempo mais curto, e, geralmente é utilizada como potencializadora dos tratamentos técnicos em salão.

    Leave-in: Produto sem enxágue para ser aplicado antes de secar os fios e que pode facilitar o momento de pentear, protegendo dos agentes térmicos, como secador e prancha, além de existir as opções com proteção UV.

    Fonte: L´Oréal 


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