Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Sazonalidade de inverno: como preparar a farmácia para a nova temporada

    ed249-_03.jpg

    A proximidade do inverno faz com o consumidor passe por alguns comportamentos específicos, mude seus hábitos e, consequentemente, altere sua cesta de compras. Assim, é importante que farmácias e drogarias se preparem para o período. 

    A sócia diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, diz que a temporada de inverno pede que o sortimento seja revisto. “Para se preparar para a nova estação, o histórico de vendas no mesmo período do ano anterior deve ser analisado, para que se possa iniciar a revisão do mix de 2022. É preciso identificar quais as categorias que tiveram maior giro, quais as que não atingiram bom desempenho e a partir daí, definir qual será o sortimento a ser trabalhado e quais as quantidades de compras que devem ser feitas para abastecimento do estoque.”

     

    Como organizar a farmácia

    Para que as farmácias aproveitem a sazonalidade, é necessário que o estabelecimento esteja preparado para receber seus clientes com o mix correto e organizado. Alessandra explica que revisar o planograma da loja faz toda a diferença para produtos sazonais. 

    Segundo ela, deixar os produtos em gôndolas bem localizadas e na altura dos olhos contribui muito para o crescimento das vendas. “Algumas das ações que podem ser feitas é trabalhar as pontas de gôndolas, criar promoções exclusivas e customizadas, explorar pontos extras e garantir a experimentação das texturas dos hidratantes, por exemplo, por meio de testadores e amostras que facilitem o consumidor a encontrar o melhor produto para o tipo de pele do shopper”, comenta.


    Demandas típicas da sazonalidade


    Pele: rosto e corpo

    A pele torna-se mais áspera, menos hidratada e pode apresentar lesões e doenças cutâneas. Durante o inverno, a pele tende a ficar mais ressecada, tanto pelo fato de a umidade relativa do ar estar diminuída, como pelo aumento da temperatura do banho. Esses são dois motivos pelos quais a hidratação deve ser mais intensa nesta época do ano. 

    A hidratação correta é importante para que a pele mantenha suas funções e aparência. Os hidratantes são os grandes aliados do período. Eles apresentam diversas consistências, que variam de gel a loção e são apresentados em cremes ou pomadas. Têm diversos componentes, como ácido hialurônico, ureia, pantenol, silicone, entre outros, que melhoram a hidratação e a proteção da pele. Já os óleos corporais têm as propriedades de formar uma camada que reduz a perda de água e deixar a pele com toque mais aveludado.

    O período é propício também para os tratamentos com dermocosméticos, como os cuidados antirrugas e antimanchas, já que a incidência de raios solares é mais baixa e as mulheres optam por realizar procedimentos mais agressivos, muitas vezes com produtos que contenham ácido em sua formulação. 

    Os itens devem ser expostos em seus pontos naturais e durante a sazonalidade, podem ser alocados, estrategicamente, em pontos extras dentro da loja, de forma que consigam captar uma compra por impulso ou a lembrar o shopper de um item que não estava planejado. É importante trabalhar lugares como as pontas de gôndola ou ilhas específicas, sobretudo para destacar lançamentos e/ou pack promocional típico da estação.


    Cabelos: tratamento e restauração

    Assim como a pele, durante os meses mais frios do ano, os cabelos passam por um processo natural de ressecamento que pode ser acentuado pela água quente, baixa umidade do ar e também, pelos processos químicos aos quais são submetidos constantemente, como procedimentos de coloração e/ou alisamentos, sem falar no ar quente dos secadores, pranchas alisadores e baby liss, que causam enfraquecimento da fibra capilar.

    Assim, itens de reposição de massa, máscaras de tratamentos, séruns e ampolas ganham destaque e merecem atenção especial. As ampolas são, normalmente, para uso de um tratamento rápido ou ação imediata. As máscaras já são mais profundas. O sérum é indicado para os cabelos finos. O creme de pentear é um leave-in para ficar no cabelo e proteger das agressões externas.

    Os séruns se agrupam na categoria de pós-xampu, que são localizados entre as tinturas e os xampus, devido ao seu maior valor agregado.

    É aconselhável posicionar os itens e marcas a partir daqueles de maior valor agregado (e menor giro) para os de menor valor agregado (e maior giro).

    Por fim, as tinturas e as colorações, que ganham novas tonalidades durante o inverno, e passam a ter um considerável aumento na demanda, podem ser divididas conforme suas subcategorias (permanentes, tonalizantes, em pós, rejuvenescedores, entre outras). Destacam-se as marcas em cada bloco, finalizando com a disponibilidade de cores dentro de cada marca. Entre as cores tendência para o inverno 2022 estão: loiro mel, ruivo e acaju.

     

    Unhas: esmaltes e suas coleções

    Já para os esmaltes, é importante dar destaque aos lançamentos das coleções. Aliás, é fundamental estar atento às novidades do mercado, que surgem a cada estação. 

    Como o principal atributo de compras de esmaltes é a cor, é muito importante criar um degradê nas gôndolas, não só para facilitar a localização do tom desejado, mas também para criar um apelo visual e aumentar o interesse do shopper. 

    Para os itens de cutelaria, a organização por linha de produtos possibilita que o consumidor encontre mais facilmente o artigo desejado. 

    É recomendado sempre posicionar nas gôndolas as coleções mais atuais e as cores de maior sucesso de vendas entre as consumidoras. Entre as cores de tendência para 2022 estão os tons de nude, verde militar, roxos e lavandas, tons metalizados, marrons e terrosos.


    Gripes e resfriados

    Com a aproximação do inverno, a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e há uma tendência maior de que as pessoas se aglomerem em ambientes fechados, com pouca ventilação, deixando-os mais suscetíveis à proliferação de vírus e bactérias. 

    Durante os meses mais frios, a incidência das doenças de inverno, principalmente as respiratórias, aumentam cerca de 30% a 40%. 

    O recomendado é deixar os produtos, que englobam, analgésicos, antitérmicos, antigripais, pastilhas e xaropes, em gôndolas bem localizadas e na altura dos olhos, o que contribui muito para o crescimento das vendas.

    Produtos como: analgésicos, antigripais, antitérmicos, xaropes, pastilhas, vitaminas, lenços de papel, higienizadores nasais, álcool gel, máscaras, termômetros e até mesmo os oxímetros tendem a ser as categorias mais procuradas e os estoques devem estar abastecidos. Algumas das ações que podem ser feitas são trabalhar as pontas de gôndolas, ações promocionais, explorar pontos extras. ​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2020 SantaCruz | Produzido por Addtech