Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • ​Medicamentos genéricos: acesso a medicamentos de qualidade com economia.

    ed249-_01.jpg


    ​Com a entrada dos genéricos no mercado farmacêutico, o consumo de centenas de substâncias essenciais à manutenção da saúde, sobretudo as destinadas ao controle de doenças crônicas, foi ampliado significativamente nos últimos anos. 

    Os medicamentos genéricos movimentam cerca de 1,5 bilhão de unidades, participando com 34,04% e com um faturamento de R$ 9,8 bilhões, com 14,04% de participação no último ano, de acordo com dados da IQVIA.

    Segundo informa o diretor da Unidade de Negócios Genéricos da Eurofarma, Donino Scherer Neto, no mês em que se comemora 
24 anos dos medicamentos genéricos no mercado, é importante ressaltar que, para os consumidores, é de suma importância a existência dessa categoria, pois os genéricos oferecem a possibilidade de vários tratamentos a preços mais acessíveis a toda a população. “Por lei, os genéricos devem custar no mínimo 35% a menos que os medicamentos de referência, mas em geral são cerca de 60% mais baratos. Desde a instituição da lei, os brasileiros já economizaram R$ 79,6 bilhões na compra de medicamentos. (Fonte: Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos – PróGenéricos). Os próximos anos reservam vencimentos de patentes importantes, de produtos para cardiologia, doenças do sistema nervoso e Parkinson, que em breve terão suas versões genéricas disponibilizadas à população”, revela o executivo.

    Atualmente, há genéricos disponíveis para mais de 95% das doenças conhecidas, das mais simples às mais complexas, cobrindo tratamentos de doenças do sistema cardiovascular, anti-infecciosos, aparelho digestivo/metabolismo, sistema nervoso central (SNC), anti-inflamatórios hormonais e não hormonais, dermatológicos, doenças respiratórias, sistema urinário/sexual, oftalmológicos, helmínticos/parasitários, oncológicos, contraceptivos, entre outros.

    Neto diz que a categoria já está muito consolidada no mercado. “Hoje, não encontramos nenhuma farmácia que não venda medicamentos genéricos. O que sempre podemos fazer, até porque sempre temos novas pessoas entrando nos estabelecimentos, é munir os consumidores de informações sobre o genérico, como bioequivalência, intercambialidade com os medicamentos de referência e confiabilidade do produto.” De acordo com o executivo da Eurofarma, desde o início da pandemia, a demanda por compras pelas farmácias aumentou, com os pacientes antecipando as compras com medo da falta de medicamentos. 

    O diretor geral da Germed, Cauê Nascimento, comenta que a tendência de prevenção e tratamento será maior do que no pré-pandemia. Uma das razões é que, ao longo deste período, as pessoas aumentaram a conscientização sobre a importância em dar continuidade e fazer uso correto de seus remédios, vitaminas e produtos para cuidados com a saúde. “Não foi só o avanço nos genéricos, mas outras categorias do mercado avançaram consideravelmente, e, os genéricos, que abrangem as mais importantes classes terapêuticas, se destacam tanto pela sua capacidade de acessibilidade em preço quanto em volume.”

    ed249-_02.jpg

    O mercado de genéricos, segundo dados da IQVIA, cresceu 14,7% em 2021, enquanto a Germed chegou a 48,7%, o que demonstra que não somente o mercado de genéricos continua com uma boa taxa de crescimento, mas que a Germed está avançando rapidamente sua participação. “Em 2022 não será diferente, o mercado continuará com crescimento acima de dois dígitos, então, as farmácias de todo Brasil devem se abastecer pois teremos uma demanda crescente”, pontua Nascimento.

    O crescimento da Germed, nesses últimos dois anos, tem como base o reposicionamento da empresa principalmente no fortalecimento de suas parcerias comerciais com as farmácias de todo o Brasil. “Conseguimos melhorar nossa performance por meio de iniciativas de gestão com os times Germed e SantaCruz, não somente em políticas comerciais adequadas, mas principalmente melhorando o abastecimento e consequentemente a disponibilidade de produtos para nossas equipes e farmácias. Outra grande aposta da Germed é nosso portfólio de genéricos que está crescendo rapidamente com novos produtos. Somente em 2021 foram mais de 15 novos produtos lançados. Entre eles, podemos destacar a Rivaroxabana, Zolpidem - 5mg e Celecoxibe, que possuem enorme oportunidade de abastecimento, pois são mercados com crescimento devido ao aumento da acessibilidade.”

    Já a Eurofarma vem conquistando cada vez mais o mercado de genéricos e avançando significativamente no market share, inclusive conquistando a segunda posição nesse mercado em 2021 e lançando, anualmente, novos medicamentos na categoria. A divisão de Genéricos da empresa trabalha continuamente para vencer um dos maiores desafios da indústria farmacêutica: ampliar o acesso da população a medicamentos de qualidade por preços mais baixos. “Em 2021, foram 16 novos produtos em 25 novas apresentações, resultando em um crescimento de 15% de faturamento em relação a 2020, com 134,9 milhões de unidades comercializadas”, destaca Neto.

    Os genéricos oferecem a possibilidade de vários tratamentos a preços mais acessíveis a toda população, sendo um ponto focal importante para gerar a venda. Como a categoria de genéricos é muito significativa e com um mix ofertado para a farmácia muito extenso, os preços e descontos comerciais negociados com a farmácia são competitivos e isso gera oportunidades de negócios, além de oferecer possibilidades de escolha para o consumidor.

    Para os próximos anos, o executivo da Eurofarma diz que as apostas estão nos vencimentos recentes de patentes importantes, que abrirão espaço para atender à demanda da população em diversos segmentos. “A Eurofarma está atenta a essas liberações para implantar em seu portfólio diversos medicamentos genéricos. Com isso, esperamos manter esse crescimento, fruto dos investimentos em pesquisa para novos produtos.”


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2020 SantaCruz | Produzido por Addtech