Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • MELATONINA: o hormônio do sono. Conhecida como o hormônio indutor do sono, a melatonina é um componente essencial do organismo.

    Noticias_set-21-1.png

    É importante saber que o ato de dormir faz parte do ritmo biológico de cada indivíduo e que obedece a um ritmo circadiano que se renova a cada 24 horas, o que pode ser chamado de ciclo sono-vigília, que é regulado pela quantidade de luz à qual as pessoas são expostas, por intermédio da melatonina. 

    É durante o sono que o organismo recupera o desgaste físico e mental, e ainda cumpre tarefas essenciais para o seu bom funcionamento. Noites mal dormidas podem afetar o metabolismo, aumentar o nível de estresse, diminuir a qualidade de vida e, consequentemente, reduzir o rendimento em atividades relacionadas ao trabalho e principalmente no desempenho físico e mental. Distúrbios do sono como insônia, sono fragmentado, apneia e outros problemas chegam a acometer 18% da população. Este cenário vem se agravando com a recente pandemia provocada pelo Covid-19.

    A melatonina é produzida pela glândula pineal, que apresenta importante função na regulação dos ritmos biológicos. A ausência de luz tem papel fundamental na secreção da melatonina, que é capaz de induzir o início do sono. 

    A maioria das pessoas produz melatonina em quantidades adequadas se tiver uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e mantiver bons hábitos na hora de dormir. Estudos indicam que a produção deste hormônio tende a cair com o avanço da idade. 

    A suplementação é indicada apenas em alguns casos de distúrbios do sono. Também tem sido usada com sucesso na correção dos distúrbios causados pelo jet-lag (mudança brusca de fuso horário que pode pegar o metabolismo da pessoa de surpresa). Hoje a melatonina não é permitida para venda em suplementos, porém a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem fazendo um importante trabalho mapeando este importante ingrediente e deve autorizar sua comercialização em farmácias em breve. Por enquanto, o triptofano é uma excelente alternativa, é um aminoácido essencial, ou seja, é um dos nove aminoácidos que não são sintetizados pelo corpo humano. Esse aminoácido essencial é o precursor da serotonina e da melatonina. Consumir alimentos fonte de triptofano como: banana, peixes, laticínios, grão de bico, chocolate e mel em quantidade adequada é fundamental para a produção regular de serotonina e melatonina.

    Outros benefícios

    • Sabe-se que a melatonina também está associada ao metabolismo energético. Estudos mostraram que indivíduos que apresentaram ausência ou redução da produção de melatonina desenvolveram:

     Alterações do colesterol; 

     Resistência insulínica; 

     Distúrbios do balanço energético; 

     Obesidade; 

     Além de poder atuar no controle de enxaquecas e possuir efeito ergogênico,
ou seja, pode melhorar o desempenho físico.

    Fonte: EPN Brasil​


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2020 SantaCruz | Produzido por Addtech