Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • O QUE ESTÁ EM ALTA | Balanço 2020

    Balanço 2020: o impacto da pandemia
    no mercado farmacêutico
    O impacto da pandemia no consumo em 2020 e perspectivas para 2021 


    Pensando em todas as mudanças que aconteceram em 2020, a Close-Up International realizou uma análise com o objetivo de identificar e compreender qual foi o efeito causado pela pandemia no mercado farmacêutico. Confira os principais insights. 2020 x 2019 O mercado total teve um impacto bastante positivo em unidades, com +7,4% em 2020 frente à evolução de +5,0% em 2019. O crescimento em reais desconto em 2020 foi de +11,7% e manteve-se no mesmo patamar de 2019. Apesar da pandemia, o mercado teve o seu melhor desempenho em unidades vendidas dos últimos cinco anos. Segundo Paulo Paiva, vice-presidente LATAM da Close-Up International, isso se deve ao aumento de vendas dos genéricos, que tiveram um incremento importante em unidades, além de OTC e não medicamentos, sendo categorias muito relevantes no período.
    Mercado total: ritmo mais forte no primeiro semestre de 2020 O desempenho oscilou bastante ao longo do ano de 2020. O primeiro semestre foi fortemente impulsionado pelo crescimento no mês de março no qual o mercado bateu recorde histórico com um aumento de 29,8% em relação ao mesmo período de 2019. O segundo semestre começou bem, mas sofreu queda muito grande entre agosto e outubro. Os meses de novembro e dezembro demonstraram sinais de recuperação e fecharam com números positivos quando comparados com os meses anteriores. Paulo explica que março foi marcado pelo impacto da pandemia no Brasil, com a quarentena em várias cidades, provocando um temor de desabastecimento na população, que saiu antecipando compras, especialmente de produtos de uso contínuo. “Porém, durante o ano as coisas se equilibraram e chegamos ao fim de 2020 com crescimento dentro do estimado, apenas com alterações de importância nas categorias. Por exemplo, todos os segmentos alinhados a algum tipo de combate à covid-19 foram muito beneficiados: vitaminas, álcool gel, máscaras, enquanto itens de inverno, tiveram resultado negativo já que a contaminação das enfermidades da estação reduziu muito devido ao isolamento nos grandes centros”, complementa. Além disso, grande parte da evolução do mercado total concentrou-se na ampliação de volume, que refletiu 39,7% do crescimento total do mercado. O aumento de preços também representou 31,6%. Já os lançamentos caracterizaram 28,7% do desenvolvimento ocorrido em 2020. O vice-presidente LATAM da Close-Up International comenta que, de forma geral, os novos produtos são vantajosos para as farmácias, pois a inovação é muito importante para alguns segmentos, principalmente aqueles que têm na comparação espontânea o seu maior driver. Assim, OTC e não medicamentos foram os mais beneficiados em termos de lançamentos. “Inovação significa itens mais modernos, com amplitude de tratamento diferenciada e, muitas vezes, preços competitivos, portanto a resposta do mercado é alinhada com a chegada do novo artigo e surge esse fenômeno”, afirma.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech