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  • Dicas para aumentar as vendas no inverno

    ​10 dicas práticas para aumentar suas vendas no inverno

    Que o inverno é uma estação de grandes oportunidades para as farmácias todo mundo já sabe. Entretanto, existem vários recursos que você pode aplicar para incrementar ainda mais os resultados do seu negócio. Quer saber quais são? Silvia Osso, mentoring empresarial, palestrante e consultora de empresas, te mostra!

    1.  Aumente a variedade de produtos

    O primeiro passo para vender mais recomendado por Silvia é possuir os produtos corretos. É primordial lembrar que a variedade de mercadorias não está limitada apenas aos medicamentos. O estoque deve ser abastecido com os segmentos de higiene, perfumaria e cosméticos entre outros. 
    2.  Excelência no atendimento é um grande diferencial

    O bom atendimento começa pela recepção ao cliente, que deve ser agradável e demonstrar o desejo de acolhê-lo, mas sem ser invasivo. Silvia ainda salienta que essa estratégia não se restringe ao ato da aquisição: se a boa experiência se estende ao pós-compra, as chances do consumidor voltar aumentam consideravelmente.
    “É fundamental treinar toda a equipe para que prestem um serviço adequado. Em um ambiente altamente competitivo, no qual a qualidade dos artigos, preços e facilidades de pagamento deixam de ser diferenciais e cada vez se assemelham mais entre as empresas, a import​ância dada ao atendimento cresce substancialmente”.

    3.  Conheça os produtos sazonais

    “Na área farmacêutica, esse atributo torna-se imprescindível, devido à forte regulamentação do setor e considerando as consequências negativas que o mau uso deles pode trazer. Um bom vendedor é aquele que percebe e atende as necessidades do shopper e ainda faz vendas adicionais. Exemplo: quando a pessoa adquire um antitérmico e o balconista o lembra de um termômetro, lenços descartáveis e até uma pastilha para garganta”, informa. 

    4.  Exposição estratégica

    É preciso expor os itens estrategicamente para causar impactos positivos nos clientes e, também, fazer com que percebam a necessidade de comprar algo que não pensaram em seu planejamento inicial. Além de organizar as mercadorias por categoria, é válido incluir aquelas que são complementares em pontos extras, bem sinalizadas, como pastilhas para garganta, analgésicos, entre outros, em locais próximos ao caixa.

    5.  Seja inovador na oferta dos produtos 

    Como boa parte dos artigos disponibilizados pelas farmácias são produzidos por terceiros, não existem muitas possibilidades de diferenciação nesse mercado. Mas, com um pouco de criatividade é possível contornar esse obstáculo e se destacar perante a concorrência.
    Uma das maneiras mais práticas de fazer isso, sugerida por Silvia, são os kits sazonais. Os hidratantes, por exemplo, são utilizados de maneira recorrente no inverno, portanto a tendência de que o consumidor faça uma recompra é alta. Por que não elaborar um kit com várias unidades a um preço mais competitivo? A tática também vale para os MIPs. O objetivo é simplificar a vida das pessoas vendendo itens de interesse em um único pacote.

    6.  Tenha presença digital

    Desenvolva um relacionamento mais próximo com o seu público, divulgando suas ações  nos meios digitais. Invista nas redes sociais, site, blog, envio de e-mail marketing. Opções não faltam. 

    7.  Faça parcerias

    Procure por médicos e outros especialistas da área de saúde para que eles recomendem o estabelecimento aos seus respectivos pacientes. “A ideia oferecer descontos para os clientes indicados pelos profissionais, juntamente à receita ou à prescrição da medicação”, adiciona Silvia. 

    8.  Monitore e aproveite as tendências

    O mercado de medicamentos e beleza é muito dinâmico e os PDVs devem tirar proveito disso. Observar as tendências de consumo e apostar em produtos inovadores da temporada pode garantir uma vantagem competitiva.

    9.  Ofereça programas de desconto e fidelidade

    Seja por meio de descontos, cartões fidelidade, promoções exclusivas ou pontuações, é interessante proporcionar um tratamento especial e diferenciado. Somente dessa maneira, a loja aumentará os índices de fidelização e, também, as vendas.

    10.  Foque na farmácia como agente de saúde e aconselhamento profissional

    Ações de boas práticas farmacêuticas, campanhas em prol da saúde da população, dicas sobre cuidados com as medicações, alertas de epidemias e campanhas de vacinação são exemplos de atividades que ressaltam para a população a principal função da farmácia: a de agente de saúde.

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