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Informações sobre o canal farma

 

  • Sua farmácia em destaque

    ​Muitos empresários desejam aumentar as vendas, mas não sabem como conquistar mais clientes e chamar a atenção de quem passa em frente à farmácia. Mas, essa situação tem solução: investir em materiais de marketing e para divulgação da loja, conforme ensina Ângelo Vieira, diretor operacional e de marketing da Farmarcas.

    Para o diretor, parte-se da velha máxima “quem não é visto, não é lembrado”, ou seja, com um bom entendimento do marketing para o varejo farmacêutico, considerando o comportamento dos consumidores, fica mais mais fácil de compreender a relevância dessas ações.

    “São muitas táticas e tudo vai depender da estratégia do negócio e dos objetivos, mas é importante alertar que não se pode fazer de maneira simples, tudo precisa ser pensado com antecedência e com metas e índices para acompanhamento. É fundamental realizar um bom planejamento e separar uma verba para investimento para que todas as técnicas de marketing alcancem resultados positivos”, alerta. 

    Por onde começar?

    Ângelo explica que existem vários caminhos, porém é válida a contratação de uma empresa ou até mesmo de um profissional para atuar especificamente com as atividades de marketing. Assim, como primeiro passo, recomenda iniciar pela marca do comércio. Você já parou para pensar na importância da marca para a sua farmácia? A sua está adequada?

    O diretor operacional e de marketing da Farmarcas afirma que, hoje, diversos são os fatores que proporcionam o crescimento do canal farma como, por exemplo, os produtos oferecidos, atendimento adequado e preços. Entretanto, não se pode negar que a imagem do PDV é imprescindível para conquistar a clientela e garantir bons ganhos. 

    “Dentro dessa diretriz percebe-se o quanto é primordial estabelecer a marca, criando uma conexão, confiança e fidelização com o público. Esse conceito vai muito além de uma imagem, é preciso demonstrar a capacidade da loja em atender as necessidades do consumidor, garantindo satisfação e a melhor experiência para quem escolhe o seu empreendimento. Com isso, há a representação do conjunto de valores pensados pela gestão do negócio para dar identidade ao serviço prestado”, complementa Ângelo.

    Patricia Cotti, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), complementa informando que é a aplicação das técnicas de marketing que fará com que o shopper enxergue o comércio como uma solução para o seu dia a dia, pois facilitam a localização dos itens, o entendimento do benefício gerado na aquisição, a ampliação da cesta e do ticket médio, bem como incentivam um fluxo de recompra, aumentando os resultados.

    Portanto, Patricia mostra cinco estratégias que devem ser consideradas na hora de pensar nas táticas:

    1 - Entenda seu cliente 


    Mais de um tipo de cliente circula pela sua loja à procura de soluções diferenciadas? Eles buscam preço, conveniência, atendimento?
     
    2 - Compreenda o perfil das categorias

    A categoria e cada produto resolvem um problema do consumidor, que vai além dos aspectos funcionais do artigo? Por exemplo: gera beleza e indulgência? Saúde e vida com família? Melhor performance?
     
    3 - Comunique certo, sem sobreposições

    Em alguns casos, menos é mais. Muita comunicação pode levar a pessoa a ter quebra de pensamento e abandono da cesta.
     
    4 - Facilite a localização dos produtos

    Entenda o mapa mental de aquisição do público e use ele a seu favor.
     
    5 - Gere atração, não somente em cima do preço

    Preço é direcionador de compra e, ao mesmo tempo, um fator restritivo. Ao trabalhar apenas em cima do valor “doutrina” o consumidor a buscar sempre esse tipo de solução. Tenha um bom preço, mas faça com que o seu estabelecimento seja algo a mais para a clientela.

    Ações de marketing para vender mais

    Quer vender mais? Confira algumas dicas de técnicas de marketing dadas pelos dois especialistas e implemente-as em sua farmácia:​


    • Entregue brindes com o logo da sua loja;
    • Divulgue os serviços oferecidos em folders, folhetos e encartes;
    • Ao realizar eventos, ofereça pipoca e algodão-doce. Essa ação, normalmente, gera fila, criando um grande movimento na frente do ponto de venda;
    • Faça campanhas e promoções sazonais;
    • Se possível, coloque uma música ambiente de acordo com o perfil do seu público;
    • Tenha um site e um blog. Use a internet ao seu favor;
    • Realize demonstração dos produtos vendidos;
    • Invista em atividades recreativas para as crianças, distribuindo bolas e bexigas;
    • Exponha as mercadorias em áreas de destaque como pontas de gôndola, ilhas e zonas de impulso;
    • Tenha atenção com a sua fachada e vitrine. As fachadas de vidro são tendências por conseguir mostrar com transparência tudo o que há no interior do estabelecimento de maneira simples. Já para a vitrine, é importante fazer uma seleção somente dos artigos que são atrativos para a clientela como posicionamento em preço ou em oferta;
    • Aposte em materiais de PDV como os cartazes, tabloides, folhetos e testeiras.​

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