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  • Produtos para gestantes

    ​Gestação: um momento mágico para todas as mamães. Seja de primeira, segunda ou demais viagens, muitas questões passam pela cabeça das mulheres nessa fase, incluindo todos os cuidados que se deve ter não somente durante a gravidez, mas como antes e depois do período.

    E o varejo farmacêutico pode auxiliar muito a vida das mães por oferecer diversos produtos em um único local. Nessa época, várias categorias são usadas desde os medicamentos até os itens de higiene e beleza, fator que agrega nas vendas dos estabelecimentos.

    Mix de cuidados necessários

    Douglas Viana, gestor comercial da Semina, salienta que a grávida de hoje será a futura mãe de amanhã, portanto oferecer um mix completo, incluindo vitaminas, suplementos, cremes e, também, os itens específicos para a etapa da amamentação, além de orientar as clientes a respeito dos demais cuidados como assistência médica adequada, alimentação, exercícios apropriados é imprescindível.

    Segundo o gestor comercial da Semina, o mercado de gestantes e mães com bebês até um ano vem crescendo muito, pegando carona nas cestas de artigos voltados para crianças como fraldas e nutrição, sobretudo. Assim, apostar em produtos que deixam a amamentação mais confortável, tornando o momento mais prazeroso, é uma boa estratégia para as farmácias.

    Douglas lista alguns dos itens que auxiliam o público feminino nessa fase:


    Concha pré-parto: indicada para formação do bico do seio. É essencial para melhor performance da amamentação;

    Concha pós-parto: focada em evitar o empedramento do leite, condição que causa extremo desconforto;

    Protetor de mamilo: elaborado com silicone bem fino, fica entre o bico do seio e a boca do bebê. Previne as lesões e rachaduras, além de diminuir a dor e o agravamento quando esses problemas já acometeram a mulher;

    Absorvente para seios: para coletar os excessos e gotejamentos de leite ao longo do dia e da noite, com a recomendação do uso de produto específico para o período noturno; 

    Pomada de lanolina: hidrata e previne mamilos rachados e doloridos;

    Creme antiestrias: nutre e hidrata a pele, indicado para uso desde o primeiro mês da gestação e após o parto;

    Sabonete e hidratante íntimo: recomendados para higienização íntima;

    Lubrificante íntimo: fundamental para a manutenção da lubrificação vaginal. 


    “Ampliar o mix e a comunicação dos produtos é fundamental para aumentar as vendas, pois são categorias, em diversos casos, com maior valor agregado. Porém, como não é tão usual ter muitas quantidades por SKU, é importante que os segmentos com foco nas gestantes e mães recentes sejam colocados próximos”, adiciona o gestor comercial da Semina.

    Viviane Garrido, coordenadora de Trade Marketing e Nathan Bittencourt Aguiar, gerente de Produto, ambos da Libbs Farmacêutica, também informam que outros itens não podem ficar de fora do sortimento como os repelentes próprios para grávidas, devido ao zika vírus ter o mosquito Aedes aegypti como principal agente transmissor; fotoprotetores para prevenção do melasma; hidratantes funcionais para estrias e, ainda, contraceptivo para as lactantes.

    Facilitando a compra 

    A coordenadora de Trade Marketing e o gerente de Produto da Libbs Farmacêutica explicam que dar a devida atenção para o posicionamento das mercadorias para as gestantes é primordial. É importante entender melhor o perfil da consumidora e se atentar aos detalhes: para uma grávida em estágio avançado, por exemplo, se abaixar é extremamente difícil, por isso, quanto mais alto e de fácil acesso os produtos para esse público é melhor.

    Com relação à exposição, os especialistas da Libbs Farmacêutica sugerem investir em um espaço dedicado para as mães, visto que os primeiros meses com uma criança demanda bastante tempo e deixar as soluções que ela necessita em um único lugar otimiza e facilita a sua experiência de compra.

    A organização nas prateleiras deve ser de acordo com a fase de vida da mãe, isto é, entendendo a jornada dessa cliente: hidratação e os suplementos vitamínicos são utilizados no período gestacional, sendo assim, precisam estar no início da gôndola. Já os protetores de seios, bombas para retirada de leite, que são usados em um momento posterior, após o nascimento do bebê, ficam mais ao final, conforme recomendam Viviane e Nathan.

    Outra técnica eficiente para potencializar as vendas é o cross merchandising, que estimula as aquisições por impulso, pois lembra a mulher que foi até a farmácia comprar determinado item a adquirir outro ou até mesmo indicar para um amiga. Os cremes para gestantes, por exemplo, podem ser explorados nas categorias de perfumaria, cutelaria e fotoproteção que são pontos quentes da lojas e em sua maioria visitado pelo público feminino, segundo os profissionais da Libbs Farmacêutica. 

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