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  • Produtos de cuidados com a pele: mais rentabilidade para a sua farmácia no verão

    ​Como a estação só acaba em março, vale a pena pegar carona nessas questões para ampliar as vendas. De acordo com Bio-Oil, o mercado de produtos para a pele cresce ano após ano e o Brasil já é considerado como um dos maiores mercados consumidores de itens de cuidados pessoais e beleza, sendo que, atualmente, a farmácia é o principal canal onde os clientes buscam os dermocosméticos, por exemplo.

    Assim, a marca informa o quanto é importante que a categoria no varejo farmacêutico seja composta pelas linhas massivas e dermocosméticos devido à especificidade das soluções que cada uma oferece e às diferenças de preço.

    Aumentando as vendas com a categoria de cuidados com a pele

    Para Silvia Osso, palestrante, consultora de empresas e especialista em desenvolvimento de pessoas e varejo, o segmento de cuidados com a pele ajuda muito os varejistas e traz diversas oportunidades, mas desde que a loja conte com profissionais preparados para saber vendê-lo.

    Além desse treinamento da equipe, Silvia afirma que a utilização de folders, cadernos de ofertas e até mesmo a divulgação nas mídias sociais, se o comércio tiver, são estratégias que ampliam o leque de visibilidade dos produtos e do próprio estabelecimento.

    É essencial ainda contar com uma ótima exposição, sinalização visual adequada e ter uma equipe que auxilie na divulgação do setor de cuidados com a pele para o público.

    “Os itens devem estar dispostos em sua devidas categorias e subgrupos no layout do farmácia. Vale lembrar que cada ponto de venda tem um número de SKUs diferentes, tipo de mix e forma de organização. O importante é não esquecer dos pontos extras como as pontas de gôndola e caixas expositoras que dão destaques às mercadorias, principalmente, aquelas que estão em promoção. Também é válido investir em kits ou necessaire com produtos relacionados com preços atraentes para serem colocados nesses locais. Algumas vezes a própria indústria já os cria e fornece com vantagens promocionais”, salienta.

    A especialista em varejo ainda ressalta que a procura por esses artigos aumenta no verão, especialmente em PDVs localizados em praias ou campo. Assim, tanto o sortimento, incluindo os lançamentos, quanto as promoções precisam ser elaborados com base na curva ABC da loja. 

    Um fator fundamental a considerar é que os clientes que consomem esses cremes de cuidado com o corpo também adquirem outros segmentos como, por exemplo: produtos para os cabelos, mãos e pés; desodorantes, depilatórios, absorventes, repelentes entre outros.

    Estrias: preocupação ainda maior no verão e mais resultados para as lojas

    Segundo Bio-Oil, as estrias são causadas por um estiramento na pele e são caracterizadas por linhas que surgem como um resultado de uma rápida alteração no peso de, por exemplo, grávidas, fisiculturistas, e adolescentes durante seu estirão de crescimento.

    Pessoas com peles mais claras tendem a desenvolver estrias rosadas, enquanto indivíduos de pele mais escura possuem a tendência de ter estrias mais claras que a pele ao redor.

    A marca informa que, no verão, a preocupação para evitar e melhorar a aparência de estrias e manchas é ainda maior. Dessa forma, as farmácias têm a oportunidade de posicionar esses produtos ao lado daqueles de alto giro nessa época, como hidratação e proteção solar, ou em regiões de maior fluxo como balcão de medicamentos e checkout, influenciando a compra por impulso.

    Para Bio-Oil, os itens que apresentam soluções especializadas no tratamento de estrias vão de encontro a uma das principais preocupações das mulheres brasileiras. Assim, esse segmento torna-se uma oportunidade para os colaboradores do canal farma abordarem o tema apresentando tais vantagens para a consumidora, além de entenderem a função de cada produto e suas diferenças, oferecendo a melhor opção para a clientela.



    Revista SantaCruz

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