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  • Carnaval: sua farmácia campeã de vendas! Simplifique a jornada de compras do seu cliente

    ​Carnaval: um dos feriados mais esperados vem aí e, a cada ano, é preciso superar-se para atrair o público e, consequentemente, potencializar as vendas.

    Johannes Adachi, gerente de Gestão de Categoria e Trade Marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil, informa que, por conta da festa ter um aspecto de conveniência, o comportamento do consumidor em loja é diferenciado. A ideia é passar pela farmácia rapidamente, pegando o que é necessário e pagar tudo em um processo muito ágil.

    Portanto, um dos principais pontos é que o time do PDV esteja pronto para quando a data chegar, além de apostar em horários alternativos para conseguir atender essa maior demanda, principalmente em comércios que estão próximos ao alto fluxo e concentração de foliões, conforme destaca Johannes.


    Preparando a loja para
    vender muito mais!
    Hidratação, proteção solar e MIPs​

    Segundo o gerente de Gestão de Categoria e Trade Marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil, esses segmentos, especificamente, possuem um papel de destino, assim a distribuição no estabelecimento precisa ser impecável, pois quando em ruptura, fazem até com que o cliente busque um outro comércio. Johannes ainda comenta que existe um incremento de vendas desses artigos durante o feriado, porém varia conforme a região. “Pensando em geolocalização, vai depender muito da área em que a loja se encontra. Algumas cidades acabam tendo uma demanda menor, até por haver quase que uma migração sazonal para locais com tradição carnavalesca, principalmente, no litoral”, afirma.
    De qualquer forma, o gerente pontua que o sortimento deve conter sempre as marcas que são referências nesses setores e investir em indústrias que tenham um mix mais completo, com formatos diferentes para atingir todos os perfis de público dentro de uma mesma ocasião de consumo.
    “Os MIPs, no período, possuem certa sazonalidade em subcategorias como gastro, especialmente, azia e má digestão e fígado. Alguns produtos, como repositor de flora, acabam tendo um papel fundamental também, uma vez que, além do verão, algumas questões de alimentação não apropriada podem acarretar em situações de desconfortos gastrointestinais como diarreias e náusea, por exemplo”, complementa.​

    Principais estratégias de vendas
    Pensando nesses três setores, Johannes mostra a importância de aproveitar o momento e treinar o time para oferecer os itens de demanda na época, tendo em vista que o folião pode esquecer de produtos como protetor solar e/ou medicamento para azia ou fígado. Os kits também são boas estratégias aliando, por exemplo, protetor solar + pós-sol; hidratante + máscara para os cabelos; protetores hepáticos + MIPs para azia e má digestão, os quais reforçam a ideia de custo-benefício.
    Com relação à disposição das mercadorias, o gerente de Gestão de Categoria e Trade Marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil conta que, na temporada, os segmentos considerados sazonais devem ter uma exposição quase de que destino, ou seja, de maneira diversificada e com comunicação direcionada.

    Além disso, a escolha dos pontos extras precisa ser feita de forma estratégi​ca até pelo espaço reduzido das lojas. Com isso, Johannes dá algumas dicas:

    • O segmento de gastro vai muito bem em um cross category (cruzamento de categoria) com hidratação por exemplo, até por estarem dentro de um contexto de consumo próximo;
    • Gastro também existe a oportunidade de colocar nos caixas, justamente para ter um papel de conveniência, fazendo o cliente lembrar que pode ser um produto útil nos dias de festividade, se houver algum exagero com comida ou bebidas alcoólicas;
    • Proteção solar, pelo próprio formato de embalagem, é melhor que a exposição esteja em ilhas/cubos perto dos corredores do caixa.
    • Outras categorias de alimentos e guloseimas (principalmente balas e gomas) podem gerar um incremento na cesta, assim, vale a pena pensar em uma exposição diferenciada.

    Ter uma comunicação diferente é uma boa estratégia para atração do público, a data por si só já tem elementos mais divertidos, por isso, a comunicação, desde encarte até decoração na farmácia, pode ajudar na ampliação das vendas”.

    Revista SantaCruz

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