Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Como preparar a farmácia para o verão?

    ​As farmácias precisam se preparar antecipadamente para a estação que é uma das principais para o canal farma, pensando em todas as categorias estratégicas de venda e margem que se deve ter no estabelecimento.

    Por isso, aqui vai uma “obrigação” e três recomendações para sua empresa. A “obrigação” é saber quem são os seus clientes, seu público-alvo (de cada loja) e lembrar-se que eles têm dois papéis: comprar e consumir. Foque naquele que quer comprar.

    Com base nesse conhecimento, siga os passos a seguir. A sequência pode variar conforme a região, posicionamento estratégico e segmento de mercado. Vale lembrar que essas três orientações, de acordo com a pesquisa dos atributos decisórios, vão fazer com que o cliente escolha a sua farmácia para comprar. 


    noticias_SantaCruz_Ed227_01.png​​
    Mix de produtos
    Determine seu sortimento e variedade por setor, marca e produto. Defina seu layout e faça ​uma exposição especial (agressiva) dos itens da época. Use o merchandising com materiais de comunicação visual, música ambiente, aromas e demonstração. Incentive seus funcionários a criar, expor e promover o cross merchandising.​ ​
     

    noticias_SantaCruz_Ed227_01.png 
    Atendimento
    Alinhe suas estratégias da estação com a equipe para que ela possa abordar e informar tudo o que estiver sendo promovido aos consumidores. Crie uma premiação para os seus colaboradores, de dezembro a fevereiro, baseada em alguns indicadores de vendas, estoques e crescimento. 

     

    noticias_SantaCruz_Ed227_03.png
    Precificação
    Com o mix correto e o atendimento preparado e adequado ao seu público, precifique suas mercadorias com base na sua necessidade de margem, pesquisa de mercado e nas condições negociadas com os fornecedores. Abuse de promoções! Faça um tabloide especial de ofertas e comunique nas redes sociais, se tiver. Essa preparação e negociação com todos os fornecedores que farão parte dessa ação diferenciada de verão devem começar em agosto e terminar em novembro. 

    *Por Roberto Nascimento - Professor do Núcleo de Varejo Retail Lab ESPM. ​


    Revista SantaCruz

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech