Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Férias escolares: transforme sua loja em um local de solução para os pais e alavanque suas vendas no mês de julho

    De acordo com Tatiana Pereira, docente de marketing farmacêutico no Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), a análise de desempenho do mix de produtos do período em anos anteriores juntamente com a avaliação da performance de categorias do mercado em geral devem ser o norte do estabelecimento para que ele tenha o melhor estoque possível e evitar rupturas. 

    Para Tatiana, os medicamentos isentos de prescrição e correlatos que compõem a tradicional farmacinha de primeiros socorros como curativos, antissépticos, discos de algodão, álcool 70, soro fisiológico e pomadas para picadas de insetos, são essenciais. O segmento de higiene e beleza também se destaca na temporada com os packs e kits com artigos diversos e com as embalagens menores as quais são de maior interesse dos clientes, pela conveniência. Embora seja inverno aqui no Brasil, muitas pessoas viajam para lugares mais quentes do país ou exterior necessitando ainda dos itens de verão. 

    “Vale lembrar que para os MIPs, é importante ter o acompanhamento do farmacêutico junto aos consumidores, pois há uma variedade muito grande de analgésicos e antitérmicos e, dependendo da região em que a família irá passar as férias, pode ter foco de febre amarela, dengue, chikungunya, entre outras doenças, cuja escolha dessas classes terapêuticas deve considerar o ativo da formulação devido seus eventuais riscos. Para HB, é válido contar com os filtros solares, hidratantes, pomadas preventivas de assaduras, lenços umedecidos, shampoos e condicionadores”. 

    Como ampliar as vendas durante as férias escolares?

    Quando se fala em um conjunto de categorias destinadas para crianças, a Cremer informa que um dos  pontos  cruciais  e determinantes para o estímulo à compra é a exposição agregada. Ao colocar os produtos próximos ou relacionados via materiais que possibilitem o cross merchandising, o público tem a dimensão das soluções para outras necessidades e a experimentação pode ser estimulada.

    No universo infantil há ainda os itens licenciados. Segundo a empresa, o uso de personagens é um grande chamariz para que a criançada tenha seus desejos despertados e o contato com seus “heróis” torne-se quase que tangível. Por isso, recomenda agrupá-los conforme o personagem, pois, assim, os clientes passam a ter a dimensão sobre a diversidade de ofertas que aquela franquia apresenta. 

    Já os setores de Primeiros Socorros e Higiene e Cuidados Pessoais permitem muitas exposições cruzadas. A Cremer explica que, além  de  curativos  e  hastes  infantis,  a  aplicação  desses segmentos próximos a outros produtos de primeiros socorros é comum e também podem estar perto dos shampoos, condicionadores e cremes para pentear, mostrando uma solução completa aos pais, principais interessados e compradores. 


    A importância dos packs promocionais 

    Segundo a Cremer, os packs promocionais garantem ao público aquisições vantajosas com reduções significativas no preço ou unidade grátis e na apresentação/pacote ofertado. A empresa também ressalta que as embalagens econômicas podem ter mais foco durante esse  período, principalmente quando tratam-se de produtos infantis que possuem um consumo elevado nas férias. A vantagem é que essas versões oferecem uma maior quantidade com um custo mais acessível, tornando-se atrativas para os consumidores como, por exemplo, os shampoos e condicionadores de 500mL. Outro ponto importante lembrado pela Cremer é com relação aos itens licenciados, pois os pais conseguem economizar e, ao mesmo tempo, transformar o momento de cuidado com os filhos em uma experiência divertida e envolvente. 

    Tatiana finaliza complementando que os packs promocionais facilitam o processo de compra e a organização da viagem. A docente também chama a atenção para as embalagens menores já que são bem aceitas nesse tipo de aquisição, pois são mais fáceis de acondicionar nas bagagens.​

    Confira algumas combinações de packs promocionais infantis e potencialize suas vendas durante as férias escolares. ​
    noticias_SantaCruz_Ed226.png

    Fontes: Cremer | Tatiana Pereira, docente de marketing farmacêutico no Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP)


    Revista SantaCruz

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech