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Santa Cruz

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Informações sobre o canal farma

 

  • Venda mais nesse fim de ano. Boas festas e ótimas vendas!

    Para qualquer tipo de varejo, fim de ano é sinônimo de mais vendas. E no canal farma não é diferente, afinal, as farmácias oferecem para o público um mix de produtos completo que engloba desde os kits para presentear no Natal até os MIPs da categoria de sistema digestivo e, ainda, toda a linha de higiene e beleza. 

    Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS&Friedman, consultoria especializada em gestão, talentos e treinamentos, afirma que, estimuladas pelo período, as pessoas estão mais abertas e propensas a consumir, e as lojas, que em muitos casos já mudaram seu modelo de negócio com um mix muito mais vasto, variado e com valor agregado, passam a ser uma alternativa rápida, conveniente e próxima para atender às demandas desses clientes. 

    “As farmácias assumiram um novo papel de atendimento do consumo, especialmente quando se fala da categoria de higiene e beleza, se tornando uma das principais líderes desse mercado no Brasil. Ao considerarmos esses estabelecimentos como locais para a compra de HB, essa é uma ótima oportunidade para ampliar o portfólio com opções para presentes, itens de saúde, beleza e bem-estar”. 

    Mix certeiro para o fim do ano

    Variedade é o que não falta quando se fala nos produtos mais usados no fim do ano. Motivados pelas férias, viagens e festas, muitos clientes vão até as farmácias em busca dos itens para compor sua farmacinha caseira e/ou nécessaire de viagem e artigos como protetores solares, para cuidado com cabelos e primeiros socorros, MIPs para problemas digestivos, cremes hidratantes, dermocosméticos, por exemplo, não podem faltar no canal farma. 

    Porém, para montar um mix certeiro para a temporada, a recomendação dada por Fabiana é ter conhecimento sobre o público, além de realizar uma estimativa de vendas com base no histórico da loja. “É fundamental ter um mix atraente e que extrapole o tradicional. Explorar novas possibilidades em produtos e marcas e de fato se posicionar, aproveitando a oportunidade da conveniência, pode ser um caminho interessante para o negócio”. 

    O Natal também é uma data que pode trazer mais vendas no fim do ano quando bem trabalhado. Por isso, Fabiana lista algumas ações para estimular as compras:

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    MIPs para o sistema digestivo: grande oportunidade de vendas na temporada

    De acordo com Shelida Vicentini, diretora de Trade Marketing da Hypermarcas, os medicamentos da categoria de sistema digestivo são os mais procurados nos períodos de festas sendo composta pelos seguintes subsegmentos: estômago, fígado, intestino, gases, reidratação, hemorroidas e vermífugo. Portanto, ter um sortimento diversificado, porém assertivo, é essencial para atender a demanda. 

    “Por ser um mercado composto por muitos artigos e um espaço em gôndola relativamente pequeno, o sortimento cadastrado em loja precisa ser competitivo, ou seja, conter as principais marcas, variedade de apresentações (comprimido, líquido, gotas, pomada entre outros), tamanhos de embalagens e as novidades, visando atender às principais necessidades do público. É importante que a quantidade em estoque de cada produto na prateleira também esteja alinhada com o giro, ou seja, itens com alto share em vendas devem ter um local maior e um abastecimento constante”. 

    Para alavancar as vendas, a diretora da Hypermarcas sugere o investimento com antecedência para evitar rupturas, expor em pontos extras para ampliar a visibilidade e ativar soluções de compra com segmentos correlatos como, por exemplo, os medicamentos para fígado, estômago e dor de cabeça (solução ressaca). “Segundo dados da QuintilesIMS (vendas valor) no ano de 2016, a categoria de sistema digestivo teve um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, aumento acima do total de MIPs. Os subsegmentos de fígado, estômago e reidratação são os mais sazonais, ou seja, apresentam maior variação de venda nos períodos de festas”. 

    Exposição dos MIPs é no autosserviço 

    Shelida afirma que a farmácia deve simplificar a navegação do consumidor de MIP para que ele encontre com maior facilidade os produtos de seu interesse e tenha mais tempo para interagir com essa ou outras seções, assim, é essencial que os OTCs sejam expostos no autosserviço, ao alcance dos clientes. “A organização nas gôndolas precisa ser feita por sintomas, dando destaque para as marcas que são sinônimos das categorias nos segmentos que atuam”. 


    Revista SantaCruz


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