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  • Saiba como elaborar um bom mix e sortimento para a farmácia

    A categoria de genéricos oferece uma variedade grande de moléculas e marcas aos consumidores tanto no segmento de RX quanto OTCs. Por isso, é preciso ter na farmácia a quantidade ideal dos medicamentos mais buscados pelos clientes tanto para não perder vendas quanto para não ficar com o estoque parado.

    De acordo com Messias Cavalcante, sócio-diretor na Recycle, consultoria com foco em treinamento e estratégias de marketing para indústria e varejo farmacêutico, uma das soluções para elaborar um bom mix e sortimento desse setor é saber utilizar o sistema de estoque do estabelecimento de maneira eficaz para ter um ranking dos ativos que mais giram evitando assim as rupturas.

    “O conhecimento do histórico de vendas pode ajudar muito para saber qual a quantidade certa. Outra sugestão é ficar atento ao cadastro dos pacientes que tomam remédios de uso contínuo. Esse tipo de estratégia proporciona a oportunidade de trabalhar de modo pró-ativo a reposição do tratamento dos clientes. Segundo um levantamento feito com base nos números da QuintilesIMS, cerca de 25% das vendas de medicamentos são de produtos de uso contínuo, dado que mostra como o indivíduo crônico tem um peso considerável. Portanto, ter atenção a essas pessoas pode ser uma forma de melhorar e muito o ticket médio da loja com a venda dos itens que tenham relevância para esse público. Quanto melhor for a habilidade da farmácia de fazer a gestão desses consumidores, maior a chance de fidelizá-los”, adiciona o consultor. ​


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    Revista SantaCruz

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