Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Como trabalhar a categoria de genéricos na farmácia? Veja quais são as principais táticas para apostar nesse setor

    Ano após ano, o setor de genéricos vem crescendo por diversas razões que vão desde o acesso ao medicamento, pelo menor custo, até o fator do envelhecimento da população brasileira com o aumento da expectativa de vida. Por isso, devido a essa boa movimentação do mercado, apostar no segmento pode trazer mais vendas para a sua farmácia.

    Porém, qual é a melhor forma de trabalhar a categoria? O consultor do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), Valdomiro Rodrigues, explica que, para um bom desempenho dos genéricos no canal farma, é preciso levar em consideração alguns aspectos que envolvem:

    •  Bom gerenciamento do portfólio 

    •  Parceria e bom relacionamento com o distribuidor

    •  Gestão de estoques 

    •  ​Treinamento e desenvolvimento dos atendentes e do farmacêutico

    Valdomiro também chama atenção para a composição do mix e do sortimento do segmento que irão variar de acordo com o perfil do estabelecimento. Entretanto, de maneira geral, o consultor afirma que, para essa elaboração, é necessário pensar em alguns fatores como, por exemplo, a precificação competitiva para o consumidor e possuir duas ou três opções de cada molécula. 

    Para trabalhar bem esse setor na farmácia, ainda é fundamental considerar uma boa exposição, já que algumas substâncias dos genéricos são medicamentos isentos de prescrição e podem ser incluídas no autosserviço. “Para organizar a categoria de forma eficiente, deve-se fazer uma análise para verificar quais são os produtos mais vendidos e, posteriormente, expô-los, ao lado das marcas de referência e similares”. 

    Por que investir nos genéricos? 

    O consultor do IFEPEC finaliza informando alguns dos motivos que justificam o investimento na categoria. Entre eles, Valdomiro destaca a ampliação do setor, sendo um dos mercados que mais cresce nos últimos 15 anos; a busca dos clientes por alternativas de tratamento mais econômicas, maior expectativa de vida, o que aumenta o uso de medicamentos e, ainda, o grande número de indústrias apostando no segmento. 


    Revista SantaCruz


     
     

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech