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  • Foco na proteção solar: aproveite as técnicas do Gerenciamento por Categorias e prepare sua farmácia para o verão

    Não é segredo para nenhuma farmácia que o protetor solar é um dos produtos mais buscados pelos clientes no verão. De acordo com Juliana Valeriano, gerente de Trade Marketing e Gerenciamento de Categoria da divisão Cosmética Ativa da L’Oréal, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo nesse segmento, perdendo apenas para os Estados Unidos, e movimentou mais de R$ 650 milhões entre julho e dezembro de 2016.

    Dessa forma, é fundamental preparar a loja para atender a demanda e vender mais na estação. E o gerenciamento por categorias (GC) é uma ótima estratégia para ajudar a organizar o segmento solar, deixando-o de forma mais visível ao público. Juliana explica que o estabelecimento o qual obtém um GC focado em protetores ganha preferência do consumidor o qual entende a importância do uso desse item. 

    “Além de apresentar um mix de produtos desse mercado, o varejista consegue também atingir outras pessoas que não os utilizam no dia a dia. Temos pesquisas cujos resultados revelam que os clientes optam por fazer suas compras em farmácias que têm variedade de sortimento, pois querem encontrar alternativas para fazer sua escolha. Ainda possuímos dados os quais mostram um incremento de até 60% em lojas que ajustaram o mix na gôndola de solar, fornecendo marcas que incluem itens de dermos, premium, massivos e opções no tipos (facial e corporal) e no FPS1”, adiciona Juliana. 

    GC em proteção solar na prática 

    Para a gerente da Trade Marketing e Gerenciamento de Categoria da divisão Cosmética Ativa da L’Oréal, quando se fala em GC, o segmento de proteção solar tem que receber a mesma atenção do que outros produtos da farmácia já que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde da pele e com o envelhecimento precoce, o que resulta em um aumento na busca. “Levando isso em consideração, a loja precisa se estruturar para atender essa demanda de maneira que atenda às necessidades dos clientes. A exposição deve proporcionar uma visão do sortimento, gerando conforto na aquisição e fidelização do público”.

    Juliana ressalta a importância do canal farma, em qualquer época do ano, preocupar-se em disponibilizar todas as opções de proteção solar em um único ambiente, de forma com que o cliente observe as alternativas acessíveis e perceba que não é necessário ir em outro estabelecimento para adquirir o item. “O sortimento é fundamental para a fidelização e também para mostrar a gama de protetores que o varejo possui. Além disso, é muito eficaz oferecer os tamanhos e FPS variados”. 

    Para a exposição, a gerente informa que deve ser realizada por marca, dividindo os itens direcionados para o rosto, corpo e as linhas especiais como a infantil, por exemplo, e, depois, separar por FPS. “Um dado importante encontrado na última pesquisa Nielsen com as consumidoras, é que elas passaram a usar mais protetores faciais, ou seja, estão ampliando a cesta de compra com produtos solares, não usando mais o mesmo item para face e para o corpo e, sim, adequando a proteção ao cuidado com áreas específicas da pele. Por isso, é essencial alinhar a organização dos tipos faciais e corporais para atender essas clientes”. 

    Preparando a farmácia para o verão

    A gerente da divisão Cosmética Ativa da L’Oréal ressalta que, como o verão exige outros cuidados com a pele, o varejista precisa preparar a farmácia para oferecer aos seus clientes todos os produtos complementares de forma visível e conjunta. É imprescindível que os hidratantes faciais e corporais, reparador labial e água termal estejam expostos próximos aos protetores.

    Ficar atento ao perfil do público da categoria também é importante. Segundo Juliana, o uso do protetor está atrelado à saúde, prevenindo o envelhecimento e, consequentemente, o aparecimento das linhas de expressão. Além disso, o produto passa a ser um item de beleza. “Sendo assim, os consumidores que optam pela sua utilização possuem essa preocupação com a pele e, geralmente, escolhem a marca que proporciona benefício e qualidade por um bom preço”. 


    Fonte: 1Nielsen e QuintilesIMS.


    Revista SantaCruz

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