Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Saiba como trabalhar a categoria infantil na farmácia e aproveite para potencializar suas vendas no Dia das Crianças

    ​Patricia Macedo, diretora de categoria de Infant Care da Kimberly-Clark Brasil, explica que o mercado de higiene e beleza infantil continua crescendo com o desenvolvimento de linhas cada vez mais específicas para atender às necessidades das crianças. Os produtos são pensados e preparados para a pele delicada desse público e os clientes da categoria, em geral, desejam entrar nas lojas e encontrar de maneira fácil e rápida aquilo que precisam. Assim, investir nos mais variados itens do segmento e em uma boa exposição ajuda no aumento das vendas.

    Alavancando as vendas no Dia das Crianças 

    Patricia comenta que o segmento infantil é líder no ranking de itens licenciados, de acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento. 

    Por isso, devido à importância desse nicho, elaborar kits para presentes que contenham os personagens mais famosos é uma ótima estratégia para trazer mais vendas para o canal farma no Dia das Crianças.  

    A J&J também recomenda apostar em um ambiente de loja diferenciado já que o relacionamento da cliente com a categoria infantil ilustra todo o envolvimento emocional que a mãe tem com o filho, portanto, a grande preocupação na hora da compra está relacionada à qualidade. Um local que reflita a ternura da criança e onde a consumidora possa encontrar as marcas de confiança com variedade de itens facilita a rotina no momento da aquisição, permitindo a interação por mais tempo com o segmento e proporcionando uma solução mais completa, o que gera satisfação e lealdade à farmácia e à seção, além de ampliar as vendas por impulso e a compra de produtos adicionais. 

    Patricia complementa informando que, para a elaboração de um espaço kids, o primeiro passo é fazer o planejamento das compras já que cada data exige um sortimento específico. Depois de preencher as prateleiras, é necessário adequar o restante do estabelecimento para que tudo fique em sintonia. “Decoração especial, exposição diferenciada e gôndolas bem preparadas garantem com que o público encontre na loja tudo aquilo que deseja”.

    Compondo um bom mix e sortimento na categoria infantil

    Para a J&J, o mix de produtos precisa ser adequado ao perfil do público da farmácia, considerando também o tamanho do estabelecimento. A empresa sugere dar foco nas principais marcas do segmento, privilegiando as extensões de linhas mais completas, ou seja, dando preferência àquelas que possuam vários itens (shampoo, condicionador, sabonete, colônia entre outros), pois isso ajuda a transmitir aos clientes a sensação de loja completa.

    Com relação à exposição, a J&J orienta organizá-los de uma maneira que traga mais tráfego nas prateleiras. Os produtos de higiene devem ser separados de acordo com a rotina de uso sendo divididos em dois grupos: pós-banho + banho e específicos + troca.

    Na primeira opção, coloca-se os itens por rotina na horizontal, deixando aqueles que são para pós-banho e cuidados com o cabelo na parte superior. Já os sabonetes podem ser expostos na parte inferior. Ainda há a chance de migrar as vendas dos tipos em barra (grande gerador de tráfego para a categoria) para sabonetes líquidos, incentivando assim o aumento de ticket. Para isso, vale separá-los por formato incluindo os líquidos logo acima daqueles em barra. Posteriormente, em cada bloco de idade, agrupar por marca.

    Já no segundo grupo, a exposição recomendada pela J&J é seguir a ordem: específicos, troca e lenços umedecidos. 

    Noticias_221_01.png
     
     

    Produtos com qualidade superior, conveniência e facilidade: estratégias para vender mais 

    Patricia afirma que, quando maiores, as crianças têm influência na compra, mas a decisão final é dos pais que buscam, cada vez mais, produtos com qualidade superior. Segundo a diretora, os responsáveis ampliaram os gastos com esses itens, procurando um equilíbrio com os benefícios que a aquisição pode trazer, pois entendem que não devem arriscar a saúde e os cuidados com os filhos. Dessa forma, a compra é feita de forma mais inteligente, levando em conta não apenas o preço, mas a conveniência e a facilidade. 

    “O diferencial do canal farma, dentro desse segmento, está na praticidade, pois a pessoa entra, encontra o que deseja e adquire rapidamente. Por isso, é importante que o layout do estabelecimento seja convidativo e organizado para que o público ache tudo em um único espaço e que, também, estimule a compra por impulso e a lembrança de produtos que muitas vezes são esquecidos”. 


    Revista SantaCruz​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech