Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Cuidados de inverno: grande oportunidade de vendas para a categoria de dermo

    ​De acordo com Juliana Valeriano, gerente de Trade Marketing e Gerenciamento de Categoria da Divisão Cosmética Ativa da L’Oréal, durante o frio, existe uma redução da umidade no ar e da transpiração, o que leva à diminuição da hidratação da pele. Outro fator importante é o aumento da frequência de banhos quentes, que reduzem a barreira lipídica, a qual é composta por ceramidas, colesterol e ácidos graxos, e é responsável não só pela proteção contra os fatores ambientais, mas ainda pela redução da perda de água. 

    As baixas temperaturas também podem provocar uma série de doenças dermatológicas como as alergias, eczemas, psoríase e dermatite seborreica conforme explica a chefe do Departamento de Dermatologia do Complexo Hospitalar ProMatre/Santa Joana, Dra. Flávia Naranjo Ravelli. Portanto, é fundamental que as farmácias tenham os principais dermocosméticos que ajudam o cliente a cuidar e tratar a pele.

    Para Celia Lopes, gerente de marketing da Bioderma, no inverno, não podem faltar no canal farma hidratantes faciais, corporais e sabonetes que não irritem e nem ressequem a pele (sem corantes, fragrâncias, parabenos e álcool). As mais sensíveis costumam apresentar descamação, prurido (coceira) e aumento da sensibilidade, assim, linhas de dermocosméticos para o tratamento direcionado para esse tipo são essenciais no PDV.

    Not_219_inverno_02.png 
     
    Foco na exposição

    Com a chegada da época mais fria do ano, é o momento de revisar o portfólio e ambientar a loja para atender as preferências do cliente. Celia comenta que, em primeiro lugar, é importante adaptar a necessidade da estação à região do país e à intensidade da temporada, ou seja, se a farmácia se localiza no norte ou no sul, a demanda será diferente. “Nós recomendamos que os dermocosméticos fiquem em uma área de destaque, pois a interação do consumidor com essa categoria é diferenciada, ele gosta de testar, apreciar textura, perfume, ler embalagens, identificando se aquele produto é para o seu tipo de pele ou não”. 

    Outra orientação dada pela gerente de marketing da Bioderma é aproveitar o cross merchandising do segmento de cuidado corporal com os itens usados no banho. “Promoções, bons materiais de merchandising, exposição privilegiada (como no balcão ou na fila de pagamento) pode influenciar muito na decisão de compra. Time treinado e com bom nível de atendimento complementam esse bom trabalho”. 

    A importância do varejo farmacêutico para a categoria

    Para a gerente da L’Oréal, o segmento dermo cresceu muito ao longo dos últimos anos e, portanto, leva ao canal farma uma razão a mais para os consumidores visitarem o local. Além disso, os dermocosméticos valorizam o PDV com a notoriedade das marcas, tecnologias de ponta e com o aumento do ticket médio. “Nós valorizamos e acreditamos fortemente no poder oferecido pelos pontos de venda. Prova disso, é a criação do Prêmio Conselho na Farmácia em 2005, uma iniciativa da Divisão Cosmética Ativa (DCA) que em 2017 chega à sua 12ª edição acumulando grandes cases de sucesso”. ​



    Revista SantaCruz

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech