Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Prepare sua farmácia com o mix ideal e aproveite todas as oportunidades do Inverno

    ​O inverno chegou e traz com ele o aumento de algumas doenças infecciosas e não infecciosas ampliando o fluxo de pessoas no PDV em busca de medicamentos para o tratamento. 

    De acordo com a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), entre as infecciosas, as principais incluem as gripes, resfriados, sinusites, amigdalites, faringites, laringites e pneumonias. Já as não infecciosas são as rinites alérgicas e não alérgicas, bronquites e asma. “Para contornar os sintomas e até mesmo prevenir alguns desses problemas, é essencial o hábito diário do ciclo da saúde nasal, especialmente nessa época do ano. É importante intensificar a higienização nasal com soluções salinas, além da hidratação”. 

    A otorrinolaringologista afirma que os princípios ativos mais indicados para tratar essas patologias que não podem faltar no canal farma são: solução fisiológica 0,9% para lavagem nasal, analgésicos, antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos. “A indicação dos medicamentos vai variar conforme a gravidade do caso e da necessidade individual de cada paciente”. 

    Oportunidades de inverno

    Segundo informações da Libbs Farmacêutica, por ser uma categoria com muitos produtos, incluindo os MIPs e RX, é interessante que a farmácia mantenha seus estoques de antibióticos e medicamentos para o controle de rinite (soluções salinas 0,9% em spray e aerossol, gel nasal e corticoides tópicos nasais) e, ainda, com os itens de maior demanda dos segmentos de analgésicos, antitérmicos e antigripais.

    Com relação à exposição, no caso dos OTCs, a recomendação dada pela Libbs é que o produto esteja devidamente precificado no ponto natural, pois esse é o primeiro local onde o consumidor irá buscar. Para isso, é possível utilizar ferramentas que aumentam a visibilidade e atraem a atenção do público como ponta de gôndola, clipstrip, wobbler, display de balcão, faixa de gôndola entre outros.

    Investir nas diversas apresentações dos itens também é uma boa aposta para atender todos os perfis de cliente. Segundo Dra. Maura há vários tipos como as soluções salinas fisiológicas em spray, aerossol e em gel; corticoides tópicos em spray aquoso nasal; antibióticos orais, em comprimidos e xarope; e os analgésicos e anti-inflamatórios nas versões orais.

    De acordo com dados da IMS Health, o mercado de medicamentos RX1 e OTCs2 cresceu 10% no período de fevereiro/2016 a janeiro/2017 versus fevereiro/2015 a janeiro/2016. O crescimento de RX foi em torno de 14%, enquanto OTC cresceu 6%.


    Not_219_inverno_01.png 
     
    Para a Libbs Farmacêutica existem inúmeras estratégias que podem auxiliar na atração do consumidor e uma das mais utilizadas é o encarte com produtos âncora para essa época do ano, utilizando preços realmente atrativos para levar o consumidor até a loja. Além disso, a marca ressalta a importância de preparar bem a equipe a qual precisa ter conhecimento das principais informações dos itens como indicações, contraindicações, efeitos adversos, posologia entre outros. Com isso, estarão aptos a oferecer um bom atendimento e esclarecer as possíveis dúvidas.



    ___________________
    Referências IMS Health:

    1 Descongestionantes nasais, antiasmáticos, antitussígenos e gripais e anti-histamínicos.

    2 Produtos para tosse, resfriados e vias respiratórias: antitussígenos, expectorantes, descongestionantes nasais, produtos para gripes e resfriados.

    3   Período de fevereiro/2016 a janeiro/2017 versus fevereiro/2015 a janeiro/2016.



    Revista SantaCruz​





    Not_cat_Inverno.png

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech