Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Mercado inovador, os dermocosméticos continuam sendo grandes impulsionadores de vendas

    Os dermocosméticos são produtos relevantes para o consumidor principalmente pelo fato de serem endossados pela classe médica e, em sua maioria, terem estudos clínicos que comprovam sua eficácia. 

    Tal relevância é comprovada pela movimentação da categoria. Segundo a  IMS Health*, a manutenção de volume do mercado em 2016 mostra que a crise econômica impactou o consumo, mas não fez com que o segmento apresentasse queda. A consultoria ainda destaca que os dermocosméticos já representam 8% do faturamento do total do autosserviço farma e 20% do total Personal Care, ou seja, é de fato uma categoria que emergiu nos últimos anos e já representa uma boa fatia do faturamento da farmácia.

    Balanço das subcategorias

    De acordo com a IMS Health*, proteção solar ainda continua sendo o segmento mais importante no mercado dermocosmético, chegando ao faturamento de R$ 1,06 bilhão em 2016 com crescimento acima da média (+11,8%). 

    Em seguida, estão: cremes e loções para corpo com R$ 666 milhões (+6,5%);  cremes e loções para rosto com R$ 458 milhões (+7,8%);  antisseborreicos com R$ 270 milhões (+13,6%);  produtos para cabelo com R$ 136 milhões (+2,2%); cuidados para os olhos com R$ 93,8 milhões (+2,1%).

    A consultoria* também destaca as seguintes subcategorias: em protetor solar, o segmento infantil cresceu +20,9% e chegou a R$ 14,4 milhões; em cremes e loções para corpo, os produtos restauradores cresceram +51,3% com faturamento de R$ 34,7 milhões e os itens antiestrias tiveram um crescimento de +15,8%; em cuidados com a face, destaque para os cleansers, que cresceram +25,4% e chegaram ao faturamento de R$ 62,2 milhões.

    Segundo informações da IMS Health*, os dermocosméticos são vendidos no canal farma por uma questão de estratégia dos fabricantes e, também, pela proposta diferenciada que esses itens trazem para o público, que é baseada na entrega de saúde e bem-estar. Além de ser um segmento importante para o faturamento do autosserviço farma, tem um papel fundamental no aumento do ticket médio da loja e no melhor atendimento do shopper (pessoa que decide a compra) que está cada vez mais buscando a categoria no canal.

    Not_DERMO_abril_01.png


    Perspectivas para 2017

    A IMS Health* é otimista e afirma que o mercado deve continuar evoluindo, pois é um segmento inovador e ainda com muitas oportunidades de crescimento.
    A dica dada pela consultoria é que as farmácias entendam cada vez mais o perfil do shopper, facilitando sua experiência de compra por meio do desenvolvimento de projetos de gerenciamento por categoria e educação continuada do cliente no PDV. 


    Revista SantaCruz​


    Not_cat_Dermo.png


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech