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Informações sobre o canal farma

 

  • Os produtos sports não possuem sazonalidade representando vendas para o canal farma o ano inteiro


    Atualmente, as indústrias têm ampliado o portfólio da categoria sendo possível encontrar itens como protetores solares, sabonetes, desodorantes e produtos que atuam na prevenção e tratamento de eventuais lesões, desgastes ou traumas musculares.

    Para Giancarlo Fumagalli Guarnieri, gerente de Coppertone, o investimento em comunicação e mostrar para o público um bom custo-benefício são fundamentais para que mais clientes sejam atraídos para alavancar a venda desse mercado. “A farmácia precisa saber sobre os diferenciais de todos os produtos e conhecer as marcas para que possa indicar o mais adequado para cada tipo de consumidor”. 


    Proteção solar sport

    De acordo com Giancarlo, o mercado de protetor solar sport no Brasil vem se consolidando nos últimos anos. A maioria dos itens desse segmento apresenta diferenciais como a  resistência à água, fator de proteção mais elevado e fragrâncias mais suaves. 

    Segundo o gerente de Coppertone, as pessoas que praticam esportes ao livre estão expostas ao sol constantemente e buscam proteger-se o ano inteiro já que têm uma consciência com relação aos malefícios de uma exposição sem a proteção necessária. Por isso, ter uma boa variedade de produtos pode agradar o cliente, que terá um leque maior de opções para escolher. O critério de compra para os protetores solares sports incluem os seguintes fatores: FPS, formato e, principalmente, a resistência à água e ao suor.  “Um ponto de venda bem abastecido em termos de FPS (30 e 50) e formatos (loção e spray) tem uma possibilidade enorme de converter a procura do consumidor em venda”. 

    Para a exposição, a recomendação de Giancarlo é colocar o segmento de proteção solar sport sempre dentro da prateleira dos demais protetores por se tratar de uma categoria destino e não uma compra por oportunidade. “A pessoa que vai praticar atividade ao ar livre buscará por um protetor solar e, ao chegar à gôndola, verá o produto que melhor atende a sua necessidade e, nesse caso, escolherá a versão sport”. 


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    Produtos sports para prevenção e tratamento de lesões, desgastes ou traumas musculares

    Segundo informações da assessoria de imprensa de Calminex, um grande benefício desse segmento é não possuir sazonalidade oferecendo oportunidade de vendas durante todo o ano. A assessoria ainda informa que pesquisas recentes mostram que cada consumidor possui uma preferência por tipo de apresentação e há resistência para trocá-la por outra. Além disso, caso o cliente não encontre o produto que procura,  tende a trocar de farmácia. Durante muito tempo, as principais apresentações procuradas eram as pomadas e os emplastros, mas hoje, a marca já verifica um crescimento expressivo nos sprays, pela praticidade de uso. Portanto, manter o PDV abastecido com a maior gama de itens disponíveis e uma exposição correta é uma boa forma de garantir vendas o ano inteiro.

    Outro ponto fundamental é que o balconista e o farmacêutico devem estar bem familiarizados com todas as apresentações que as marcas oferecem e suas funções, já que pode haver dúvidas com relação às diferenças.
    O tratamento para pancadas, torções ou dores musculares pós-treino, por exemplo, costumam ser diferentes e também é papel do estabelecimento orientar o cliente no momento da compra. 

    Sobre a exposição, a assessoria de imprensa de Calminex afirma que, em primeiro lugar, o segmento deve estar no autosserviço, do lado de fora do balcão. Posteriormente, deve-se trabalhar uma boa sinalização pelo sintomas. Outra dica é separá-los como produtos indicados para a prática esportiva, pois ajudará o consumidor a ter uma experiência mais agradável e poderá aumentar as compras por impulso, porém o mais importante é ter uma sinalização bem clara com os itens separados por suas respectivas categorias.

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    Aumentando as vendas da categoria sport em geral 

    Para ampliar as vendas de produtos sports, a recomendação dada pelo gerente de Coppertone é dar maior visibilidade para os itens, aumentando o espaço da gôndola de cada segmento e disponibilizar mais locais na loja para a categoria em geral. 


    Revista SantaCruz

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