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Santa Cruz

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Informações sobre o canal farma

 

  • o novo sistema permite que as movimentações ocorram diretamente da conta bancária do pagador para a conta do recebedor, que pagará valores mínimos, diferente de maquininhas de cartões e transferências bancárias convencionais

    Mulheres no comando

    No Dia Internacional da Mulher, saiba mais sobre as características e influência que elas têm na hora das compras

    Seja para si mesma ou para seus familiares, a mulher tem um peso forte no processo de decisão de compra. E quando se fala nas farmácias, esse poder é mais efetivo, pois a aquisição de medicamentos e produtos de saúde e beleza é ainda maior pelo público feminino, conforme explica Messias Cavalcante, profissional do segmento farmacêutico, mestre e professor na área de marketing, e palestrante de cursos do Sincofarma/SP. “Essa relação com o varejo farma é extremamente alta. Sua ligação com o canal começa desde cedo, ao adquirir contraceptivos quando jovem, por exemplo. Com o passar do tempo, muitas vezes, torna-se responsável pelas medicações dos filhos e dos seus pais, e a ida à loja é mais frequente. Sem contar que a “farmacinha caseira” é, em grande parte, controlada pelas mulheres. Tudo isso reforça o quanto elas são fundamentais para o sucesso do estabelecimento”, destaca. Características do público feminino NIVEA informa que as mulheres tendem a adquirir uma ampla variedade de artigos de higiene, cuidados e beleza, pois cada um desempenha uma função e o canal farma oferece uma diversidade de marcas importantes para uma cliente atenta, que gosta de se cuidar e de se sentir bem. Com esse comportamento, de compras direcionadas e diferenciadas, há maior disponibilidade e rotatividade de produtos nas lojas. A marca ainda ressalta que, segundo o estudo Farma Cadeia SP, da Nielsen e NIVEA, mulheres de todos os níveis sociais respondem por esse hábito, mas percebe-se que, em sua maioria, são da classe B, seguida da classe A que, juntas, representam 78% dessa fatia de consumidores. Outro aspecto interessante é que as mulheres têm entre 26 e 40 anos, no entanto, há uma evolução fundamental da presença da geração Z, de 18 a 25 anos, que já responde por 31% das aquisições nas farmácias. Essa tendência mostra que as novas gerações continuarão com o poder de decisão ao adquirir essas categorias e é um dado crucial para o desenvolvimento de estratégias de mercado bem direcionadas, tanto para a indústria quanto para o varejo. Para Messias, elas também desejam uma venda consultiva, com propostas que se adequem às suas necessidades, contemplando opções mais baratas e marcas fortes de cada segmento presente no mix. “Entre os setores de maior procura pelas shoppers*, fora medicamentos, podemos citar: cabelo (shampoo, cremes para pentear, fortalecimento dos fios, coloração etc.); cuidados com a pele (antissinais, hidratantes corporais, cremes para as mãos etc.), maquiagem e higiene pessoal”, afirma. Fidelização para mais vendas
    O crescimento do mercado de HB nas farmácias pode acabar também chamando a atenção das clientes que irão até a loja apenas para adquirir medicações. Logo, investir na oferta de itens voltados às áreas de saúde, beleza e bem-estar, tende a ser um ponto de grande sucesso para ampliar o ticket médio feminino, conforme comenta Messias. Para NIVEA é essencial que os varejistas acompanhem o mercado e se reinventem constantemente para manterem o negócio atrativo para as mulheres. Mais do que promoções, é necessário apostar em ações de merchandising interessantes, na variedade e na disposição dos produtos e trazer as novidades que são tendências. Além disso, o atendimento sempre terá papel importante na fidelização. Se é bem tratada e encontrou o que deseja por um preço justo, retornará para o mesmo estabelecimento. Sortimento e exposição: como acertar diante de tantas categorias?
    Com relação ao sortimento, Messias sugere identificar qual a faixa etária dominante do PDV, os segmentos que são chaves para o negócio e marcas que não podem faltar, visto que os lançamentos não param e as gôndolas são limitadas. NIVEA ainda acrescenta o quanto é primordial focar sempre na introdução de novos produtos, na manutenção constante do que registra bom desempenho de vendas e na disponibilidade de itens alternativos com resultados efetivos, capazes de atender às necessidades das clientes. Para a marca, é fundamental também levar em consideração a variação do preço, trazendo desde artigos mais acessíveis aos mais premiums. Dessa forma, a farmácia abrange uma grande variedade de mulheres em suas mais diversas expectativas. Referente à exposição, a empresa recomenda organizar dando destaque às marcas nas prateleiras, além de contemplar sinalizações atrativas que conversem com o público feminino de maneira direta e igualitária, respeitando suas diferenças. Promoções interessantes e que dão vantagens reais são indispensáveis.

    Ações para o dia delas!


    Comemorado em 08 de março, o Dia Internacional da Mulher precisa estar no calendário promocional do seu comércio. Tanto Messias quanto NIVEA sugerem a elaboração de atividades diferenciadas para elas. Confira as dicas de ambos e aplique em sua farmácia:

    • Crie novas situações e relacionamentos com a experimentação de produtos, estratégia importante para a ampliação do ticket médio;
    • Não só no dia, mas ao longo do mês, organizar um sorteio do tipo: compre um determinado item e concorra a uma sessão de maquiagem. A ideia é realizar a make na própria loja para usar os produtos como forma de divulgação;
    • Fazer parceria com restaurantes do bairro, oferecendo um voucher de consumo, saindo das ações comuns;
    • Não esquecer dos kits para presentes com as categorias de beleza e cuidados pessoais, as quais ganham força na data, ocasião excelente para as marcas promoverem a variedade de artigos estratégicos.

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