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Santa Cruz

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Informações sobre o canal farma

 

  • O varejo farmacêutico oferece inúmeros produtos para o público feminino.

    ​Você sabia que, em 2018, 81,7% das decisões de compra no canal farma foram tomadas pelas mulheres*? Esse dado comprova o quanto a farmácia precisa estar preparada para atender esse público, seja com produtos para levar na bolsa ou para os cuidados em casa. Além disso, o varejo farmacêutico é considerado como especialista na venda de itens de beleza e saúde, segundo Marcos Bauer Lima, diretor de Inteligência de Mercado da P&G Brasil, fator o qual mostra como o PDV é importante para o segmento feminino. 

    E o Mês da Mulher, comemorado em março, é uma excelente opção do calendário promocional para alavancar as vendas da categoria feminina em sua loja. De acordo com Marcos, datas como essa são fundamentais para realizar diversas iniciativas como, por exemplo, a elaboração de campanhas voltadas para as clientes com kits que contenham mais de uma marca, brindes e ações digitais.

    Categoria feminina: vendas mais eficientes

    Além da compra de artigos para o próprio cuidado com a beleza, o Mês da Mulher pode gerar uma demanda por presentes. Assim, segundo Rodrigo Fraga, gerente de Trade Marketing e E-commerce da L´Oréal, é importante antecipar-se para que o shopper reconheça a farmácia como um local para aquisição de lembranças.

    Para Rodrigo, os kits que possibilitam a rotina básica de skincare como, por exemplo, com gel de limpeza + fortalecedor da pele + protetor solar são ótimas opções. Contudo, é essencial ficar atento para que os produtos sejam direcionados para o mesmo tipo de pele. 

    O diretor de Inteligência de Mercado da P&G Brasil ressalta que a criação de lâminas com itens exclusivamente femininos e relacionados à saúde e bem-estar e com descontos atraentes é outra alternativa para chamar as consumidoras para o estabelecimento. “Incrementar a comunicação e investir em atividades para apoiar as iniciativas das marcas também é interessante. Vale lembrar que, com a correria do dia a dia, as mulheres têm procurado por linhas que forneçam resultados imediatos e buscam soluções efetivas e práticas para manter um cabelo saudável”, acrescenta.

    Só para elas

    Para ampliar ainda mais as vendas, Marcos recomenda expor os produtos direcionados às mulheres preferencialmente juntos e com uma comunicação adequada, pois ao trabalhar com gôndolas próprias para esse público, com materiais visuais que auxiliam a consumidora a entender os segmentos e escolher o que mais se identifica no momento da compra, ajuda na tomada de decisão. 

    Para os dermocosméticos, categoria de alto valor agregado para o PDV, Rodrigo sugere, em primeiro lugar, garantir uma boa visibilidade adicional, isto é, elaborar a dupla exposição (pontas de gôndolas, mesas, ilhas entre outros) assegurando a presença nas áreas quentes da loja onde a circulação de

    shoppers é alta. A segunda etapa é possuir um mix que atenda o passo a passo de cuidado com a pele do rosto como limpeza facial, antioxidantes (itens com vitamina C, por exemplo) e proteção solar com FPS 50 ou maior. Pensando na linha corporal, não podem faltar hidratantes com textura leve, com ótima durabilidade e loções de limpeza também com a função de hidratação.  

    “Ainda é fundamental oferecer para as clientes produtos específicos para as mãos e sprays faciais matificantes de tamanhos pequenos que facilitam o armazenamento nas bolsas para uso no dia a dia”, complementa o gerente de Trade Marketing e E-commerce da L´Oréal.​

    *Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Dado informado por Marcos Bauer Lima, diretor de Inteligência de Mercado da P&G Brasil.​

    Revista SantaCruz


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