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Santa Cruz

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Informações sobre o canal farma

 

  • A farmácia é o canal mais buscado quando se trata de produtos para depilação.

    ​O verão só acaba em março e ainda há muitas oportunidades de vendas dentro da estação a serem trabalhadas nas farmácias. Uma delas é a categoria de depilação que hoje, no Brasil, conta com mais de 60 marcas, divididas entre cremes e lâminas. Esse mercado teve um crescimento de 4,3% em valor no ano móvel de outubro a novembro de 2018 versus 20171, conforme informações de Veet. 

    Segundo a empresa, o segmento de depilatórios está em constante mudança, assim como os desejos e anseios dos clientes, e acredita que a grande tendência seja a procura por itens específicos (por exemplo, por tipo de pele) que atendam necessidades cada vez mais particulares tanto de mulheres quanto de homens. 

    Além disso, Veet afirma que o varejo farmacêutico é o canal mais buscado quando se trata de produtos depilatórios, fator que confirma as possibilidades de vendas na temporada mais quente do ano, afinal, o modo como as mercadorias são expostas, a praticidade na compra e a possível ajuda de balconistas na hora de tomar a decisão fazem com que as lojas sejam a preferência do consumidor. A marca também ressalta que a grande circulação do público feminino torna o comércio extremamente relevante para o mercado de depilação.

    Grande demanda durante o verão

    De acordo com Veet, durante o verão, por conta do clima e a propensão de exposição maior de determinadas partes do corpo como as pernas, com o uso de shorts, saias e biquínis, a procura pelo segmento acaba sendo mais elevada. Além disso, a praticidade é muito levada em consideração, o que acaba direcionando os clientes para produtos que eles mesmos possam aplicar, sem auxílio profissional. 

    Assim, para aproveitar essa demanda, alavancando as vendas, a marca orienta realizar um atendimento educativo, mostrando as informações dos artigos. A ideia é que todos os colaboradores da loja, tanto os balconistas quanto farmacêuticos, sejam treinados para explicar o papel de cada item com relação aos tipos de pele, modo de usar, formato entre outros aspectos. Outra maneira de ampliar os lucros com o setor de depilação é garantir as mercadorias no estabelecimento. A empresa salienta que, na temporada, ao aumentar o espaço para a categoria, explorando inclusive os pontos extras, fica comprovado o incremento das vendas.

    Porém, antes de expor algum produto, é importante entender o público ao qual ele se destina e qual o objetivo, pois, em geral, os depilatórios estão focados nas mulheres, grandes consumidoras atuais, sendo essencial conhecer a faixa etária e desejos para criar uma estratégia e deixá-los ainda mais atrativos nas farmácias.

    Vendas turbinadas na estação

    Para aproveitar esse momento de cuidado com o próprio corpo, as farmácias podem apostar no cross merchandising para ampliar a cesta do público e, consequentemente, as vendas. Por exemplo: colocar uma solução pós-depilatória na gôndola dos itens para depilação ou até mesmo um esmalte, que são capazes de influenciar o cliente na hora da aquisição e garantir um incremento do ticket. 

    Outra dica é sanar as dúvidas sobre o setor já que a gama de produtos é vasta e muitas vezes causa confusão no momento da decisão. Ter um funcionário de confiança para explicar os itens pode ser uma vantagem competitiva para o varejo farmacêutico com relação aos outros canais de venda.

    Referências: 1 Fonte: IQVIA PMB setembro 2018.


    Revista SantaCruz


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